ABIMOTA vai receber o mais importante evento mundial da normalização de bicicletas.

Anualmente, os principais líderes mundiais do mercado das bicicletas reúnem-se, num Comité Técnico Internacional (ISO/TC 149). Nesta reunião, são discutidos os documentos normativos sobre os quais os fabricantes de bicicletas se devem reger.


O objetivo destas reuniões técnicas é o estabelecimento de soluções e a necessidade de normalização do fabrico e comercialização da bicicleta, garantindo a segurança dos utilizadores e a prestação de um serviço de qualidade neste setor.


O IPQ - Instituto Português da Qualidade é o Organismo Nacional Coordenador do Sistema Português da Qualidade (SPQ) e Organismo Nacional de Normalização (ONN)
Em 1990, o IPQ qualificou a ABIMOTA como o Organismo de Normalizaçao Setorial (ONS), para os domínios dos veículos de duas rodas e mais tarde também para o domínio das acessibilidades, atribuindo à Associação a competência técnica para assegurar o acompanhamentos dos trabalhos correspondentes aos Comités Técnicos Europeus e Internacionais, nestes domínios.
Com o principal objetivo de oferecer valor acrescentado e benefício para os seus associados, a ABIMOTA esteve presente na última reunião do ISO/TC 149 em Shanghai (China) e assegurou a realização da próxima reunião do Comité Técnico Internacional em Portugal, que deverá acontecer de 19 a 23 de Junho de 2017.



A realização do evento em Portugal contou com o apoio do Instituto Português da Qualidade, tendo como base o papel ativo que a ABIMOTA tem desempenhado no que concerne ao desenvolvimento de normas relativas a Bicicletas, com uma vasta experiência na área de divulgação e promoção da normalização no setor das duas rodas.
Trazer o Comité da ISO para Portugal em 2017 era um objetivo estratégico da ABIMOTA, pretendendo deste modo fazer proliferar a informação entre os seus associados, em tempo real, defendendo os seus interesses, garantindo vantagem competitiva na abordagem aos mercados internacionais e antecipando as exigências do mercado. Desta forma, a ABIMOTA poderá oferecer aos agentes económicos nacionais, em tempo útil, a igualdade com concorrentes internacionais.
Com o intuito de desenvolver a sua atividade e cimentar a sua posição enquanto ONS, a ABIMOTA pretende cimentar a sua posição junto das principais entidades mundiais de normalização.
Assim, a Associação tem como objetivo a realização desta reunião em solo nacional, na expectativa de poder contar com a presença das empresas portuguesas, fomentando a participação dos vários agentes económicos associados.