O Presente Projeto com a designação Portugal Bike Value Empresarial, tem como promotor a ABIMOTA, Associação Empresarial que apoio o setor da Mobilidade suave em Portugal, que aqui apresenta um projeto conjunto de internacionalização concertado com 10 PME´s que dele fazem parte.

Identificação e Enquadramento do projeto

Designação do Projeto : Portugal Bike Value Empresarial - PROJETOS CONJUNTOS - Internacionalização
Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Objetivo Temático: OT 3 - Reforçar a competitividade das PME
Prioridade de Investimento: PI 3.2 - O desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização
Tipologia de Intervenção: TI 52 - Internacionalização das PME
N.º Projeto: 017144
Fundo: FEDER
Localização do projeto: Região Centro

Montantes Envolvidos

Investimento Total: 668.844,78 euros
Investimento Elegível: 517.473,41 euros
Incentivo não Reembolsável: 286.904,06 Euros
Data de Início do projeto: 2016-06-01
Data de Fim do projeto: 2017-12-31

Síntese do projeto:

O Presente Projeto com a designação Portugal Bike Value Empresarial, tem como promotor a ABIMOTA, Associação Empresarial que apoio o setor da Mobilidade suave em Portugal, que aqui apresenta um projeto conjunto de internacionalização concertado com 10 PME´s que dele fazem parte.

O conjunto de Empresas identificadas no momento da candidatura representa um volume de negócios anual de 17.355.000,00€, em que 8.273.000,00€ são referentes a exportações.
Os mercados a atingir estão concentrados na Europa, Eurobike - Alemanha , London Bike Show - Reino Unido  e na Unibike - Espanha, mas em todos estes eventos, além do mercado europeu também está pensada uma estratégia de abordagem ao mercado global.
O programa apresenta soluções comuns e coerentes face a um conjunto de problemas ou oportunidades a explorar, claramente identificados e justificados, no quadro das empresas a envolver.
Os investimentos previstos enquadram-se na sua totalidade na tipologia de projeto de Internacionalização.

 

Descrição e objetivos do Projeto;

A ABIMOTA - Associação Nacional dos Industriais de Bicicletas, Ciclomotores, Motociclos e Acessórios, foi constituída no ano de 1975 por um grupo de industriais ligados ao sector das duas rodas. Os estatutos defendem como prioridade máxima, a promoção do desenvolvimento, o progresso da indústria exercida pelos seus associados e a defesa dos seus interesses. Atualmente possui 83 empresas associadas, o que representa cerca de 4 mil postos de trabalho, contribuindo anualmente para uma produção nacional no valor de centenas de milhões de euros, com uma forte componente exportadora.
Referenciam-se os principais objetivos subjacentes à candidatura:
• Participação nas Feiras Internacionais - Eurobike 2016, Unibike 2016, London Bike Show 2017, Eurobike 2017 e Unibke 2016;
• Receção de Missões Inversas oriundas da Alemanha, Espanha e Reino Unido;
• Adequação do material de comunicação das dez empresas participantes no projeto, com o objetivo de se ajustar à procura internacional, especialmente dos mercados-alvo;
• Plataforma e-commerce;
• Criação de novas marcas;
• Assessoria de imprensa, relações públicas e consultadoria de mercado;
• Estudos de entrada nos mercados-alvo;
• Ações de Acompanhamento por parte da Associação.