Apoio na Certificação de Empresas

A Norma ISO 14001, designada por Sistema de Gestão Ambiental, é uma Norma Internacional reconhecida mundialmente que integra requisitos para a melhoria contínua do desempenho ambiental de empresas.

A certificação pela norma ISO 14001, através da implementação dos seus requisitos, demonstra o envolvimento de uma organização com as melhores práticas ambientais.

Com vista à certificação de empresas, nos diferentes Sistemas de Gestão, a ABIMOTA dispõe de um serviços de apoio às empresas no processo Certificação pela Norma ISO 14001

Diagnóstico Ambiental

O Diagnóstico Ambiental é o levantamento de todos os componentes ambientais de uma determinada empresa, para caraterização da sua performance ambiental.

Os diagnósticos ambientais têm um papel importante, na identificação dos aspetos ambientais significativos, permitindo analisar o seu estado de preparação para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, segundo a Norma NP EN ISO 14001

ABIMOTA presta serviços na área do Ambiente, tendo como objetivo principal, a melhoria da performance ambiental dos seus clientes, o cumprimento dos requisitos legais e o desenvolvimento sustentável de toda a envolvente de cada projeto.

Auditorias Internas na área do Ambiente - ISO 14001

As Auditorias Ambientais constituem uma ferramenta essencial para que uma empresa ou organização, possa avaliar o seu desempenho ambiental, no que se refere ao seu grau de conformidade e implementação, relativamente aos requisitos exigidos.

ABIMOTA presta serviços na área do Ambiente, tendo como objetivo principal, a melhoria da performance ambiental dos seus clientes, o cumprimento dos requisitos legais e o desenvolvimento sustentável de toda a envolvente de cada projeto.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

Relatórios de Sustentabilidade são fundamentais para as empresas, pois mostram indicadores económicos, sociais e ambientais de forma transparente e contribuem para a definição de metas de desenvolvimento sustentável.

Os relatórios engajam colaboradores, stakeholders e a sociedade, além de ajudar na avaliação de riscos e oportunidades, na correlação entre desempenho financeiro e não financeiro e na melhoria da reputação e fidelidade à marca, contribuindo para uma gestão responsável e consciente.

avaliação do ciclo de vida (ACV) / life cycle assessment (LCA)

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma técnica importante para mensurar os impactos ambientais causados pela fabricação e utilização de um produto ou serviço. 

O serviço permite calcular o impacto ambiental, identificar impactos positivos ou negativos, comparar e analisar processos, identificar o processo, material ou produto com maior impacto. Além disso, é uma importante ferramenta para tomar decisões e identificar possibilidades de melhorias, além de ser utilizada em ações de marketing, como rótulos ambientais ou declarações ambientais de produtos/serviços.

consultoria na área da sustentabilidade

A consultoria em sustentabilidade é essencial para melhorar a performance ambiental, económica e social das empresas. É possível diagnosticar a situação atual, desenvolver estratégias para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e pegada de carbono, além de proporcionar soluções para melhorias na governança, gestão de recursos naturais e outras áreas relacionadas à sustentabilidade.

A consultoria ajuda a empresa a se adequar às normas e regulamentos e a se destacar no mercado pela sua responsabilidade socioambiental.