Vai acontecer

Todos os meses vamos fazer chegar-lhe noticias relevantes ma sua área de negócio, dar a conhecer melhor os serviços realizados na ABIMOTA e no nosso Laboratório de Ensaios entre outros assuntos.

A partir do dia 1 de Outubro, o  número de horas de formação a que cada trabalhador tem direito, passa de 35 para 40 horas por ano?

O desafio da Melhoria da Produtividade!

A ABIMOTA em parceria com o ISCAC/Coimbra Business School irá realizar uma ação de “Gestão Logística”, com o objetivo de transmitir conhecimentos práticos sobre áreas que aumentem a produtividade das empresas.

As datas são 14, 21 e 28 de Setembro e 12, 19 de Outubro no total de 5 sábados que perfazem 35 horas, a decorrer aos sábados de manhã – 9h30 – 13h00 e das 14h00 ás 17h30, nas instalações da ABIMOTA.

Privilegia-se uma formação prática, alicerçada numa sólida formação académica e profissional com 3 formadores que integram o corpo de docentes da Coimbra Business School.

Destinatários: Chefias Intermédias                       

Custo de Inscrição:   Associados – 300,00 €
    Não Associados – 360,00 €


Para consulta do Programa: AQUI

Ficha Inscrição:  AQUI

E-mail de contacto para mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

FORMADOR

José João Cordeiro



DATA E HORÁRIO

22 de Outubro de 2019 às 09h30
Duração 2 H

 

LOCAL

Instalações da Abimota

Investimento: Gratuito
Inscrições AQUI

Objetivos Gerais

Compreender o modelo de programa de auditorias a sistemas de gestão segundo as linhas de orientação da ISO 19011:2018

ENQUADRAMENTO

A metodologia 8D é uma abordagem estruturada para resolução de problemas em equipa. Desenvolvida pela Ford Motor Company nos anos de 1980, de sucesso comprovado, é actualmente uma das metodologias mais utilizadas pelos departamentos de Qualidade e Melhoria Contínua em todo o mundo. Usa 8 Disciplinas ou Etapas críticas para estabelecer acções correctivas eficazes, através da determinação da causa raiz do problema.

OBJECTIVOS GERAIS

Dotar os participantes dos conhecimentos e práticas adoptadas na Metodologia 8D, por forma a abordar problemas de forma sistemática e estruturada para a sua resolução.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Participar activamente nos estudos de identificação e resolução de problemas, a partir da metodologia estruturada 8D.
Tratar problemas de forma estruturada, eficiente e eficaz.
Aplicar as principais ferramentas ou técnicas básicas da qualidade para a identificação e resolução de problemas.
Aplicar a metodologia 8D como resposta a solicitações/requisitos específicos dos Clientes (tendencialmente obrigatória no sector automóvel) e/ou como abordagem para o tratamento de não conformidades internas, complexas, crónicas e/ou recorrentes.

PROGRAMA

A. A metodologia 8D - as 8 Disciplinas e as ferramentas complementares para cada etapa:

1. Formar a equipa;
2. Descrever o problema (Método IS / IS NOT);
3. Definir e implementar acção(ões) de contenção temporária(s);
4. Determinar a(s) causa(s) raiz [Diagrama de Pareto, 5W, 5W2H, Análise Estatística, Análise de regressão, Fluxograma, Diagrama de Afinidade, Diagrama de Ishikawa, ANOVA, Teste de Hipóteses, Auditoria, Sessão de Brainstorming, DOE, Estudos R&R, FMEA, Diagrama em Árvore];
5. Definir e implementar acção(ões) correctiva(s) permanente(s) [Plano de Acções, Gráfico de Gantt, Gráfico PERT];
6. Confirmar as acção(ões) correctiva(s) [Gráfico PERT, Gráfico de Gantt, Plano de Acções, FMEA, QFD, PPAP, Método IS/IS NOT, Estudo de Capacidade de Processo, SPC, DFM/DFA];
7. Definir e implementar acção(ões) preventivas(s) [SPC, Estudo de Capacidade do Processo, Planos de Controlo, FMEA, QFD, Histograma, Estudos R&R, Gestão de Risco, Mapeamento de Processos];
8. Revisão e aprovação pela Equipa.

B. Documentação de suporte à metodologia 8D - como preencher, com aplicação a caso prático.

DESTINATÁRIOS

Diretores e quadros intermédios de gestão, produção, manutenção, qualidade e áreas de engenharia, que necessitem de
conhecimento básico de uma ferramenta que permite optimizar a abordagem à resolução de problemas.

FORMADOR
Gabriela Faria

Especialista em Gestão e Garantia da Qualidade, no desenvolvimento, implementação, melhoria e auditoria de Sistemas de Gestão (ISO 9001 e ISO/IEC 17025) e na aplicação de Ferramentas da Qualidade, para resolução de problemas e melhoria de processos. Foi de Directora de Laboratório de Análises Ambientais, durante mais de 10 anos, acumulando a função de Gestora da Qualidade, durante 8 anos (ISO 9001 e ISO/IEC 17025). Foi Gestora da Qualidade (ISO 9001) em Laboratório de Patologia Clínica durante 6 anos. Desenvolve a actividade profissional como formadora, consultora e auditora, com foco na Gestão da Qualidade e na optimização de processos e práticas, em empresas dos sectores Automóvel, Plásticos, Fundição, Fabricação de Produtos Metálicos, Têxtil, Fabricação de Produtos Químicos, Comércio, Manutenção e Reparação de Máquinas e Serviços. Licenciada em Engenharia Química pela FEUP (1995), possui Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade pelo IEP-FEUP (2005) e Especialização em Controlo de Qualidade pela FFUP (2012). Detém a certificação como Quality Management Systems Lead Auditor pelo CQI | IRCA (2010|2018).

DATA E HORÁRIO

29 de Outubro de 2019 • 09h00 - 13h00 | 14h00 - 18h00

Inscrições AQUI

Todos temos histórias para contar e a Abimota partilha 40 memórias do Grande Prémio.

Veja as entrevistas aqui!

Aumentar as vendas é um dos fatores decisivos para fazer crescer a sua empresa.

As constantes mudanças no mercado exigem uma adaptação rápida, nem sempre fácil de atingir.

Mas, existem técnicas que facilitam este processo. Só que, muitos comerciais, com quem tenho contactado, ainda não as conhecem.

O recurso a estas ferramentas ajuda a impulsionar as vendas para além dos objetivos estabelecidos.

Consulte aqui o calendário de feiras do setor das bicicletas, para o ano de 2019.