Aconteceu

ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, vem por este meio informar que se encontra a receber propostas no âmbito do procedimento de contratação pública,  nos termos da alínea a) do n.º 1 do art.º 20.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) para a aquisição da prestação de serviços de custos de construção de stand e custos de funcionamento em feiras e exposições no âmbito da candidatura efetuada e aprovada ao aviso 28/SI/2017 – SISTEMA DE INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME (Projetos Conjuntos - Internacionalização) financiado por Portugal 2020, com a designação de Portugal Bike Value Empresarial II - n.º 38097, anexando-se para o efeito o respetivo caderno de encargos - procedimento de contratação nº 38097-6

Ler Mais

A prática da metrologia é fundamental para um serviço de qualidade da empresa.

Está consciente dos Riscos que a sua empresa/organização corre?

Conhece bem as apólices de seguro que contratou?

Serão, estas apólices, capazes de cobrir as necessidades do seu negócio em caso de sinistro?

Auditório da ABIMOTA

19 de Novembro de 2019

Homenagem à cooperacão ibérica em prol da sustentabilidade dos territórios de das suas gentes e ainda, um espaco de reflexão de debate sobre a importância da gestão do risco, na gestão da continuidade do negócio.

“Abordagem sobre os aspetos específicos de natureza contabilística, fiscal e contributiva que estão diretamente associados às participações nos lucros”

As ferramentas da qualidade são instrumentos fundamentais para desenvolver o raciocínio lógico e a tomada de decisões objetivas, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das pessoas e a solução de problemas de média e alta complexidade.

O Contrato de trabalho é peça essencial para a definição do conteúdo e das condições da relação laboral entre trabalhador e entidade empregadora.

Temas:
Enquadramento da Formação;
Sistema Integrado de Emergência Médica;
Exame da Vítima;
Suporte Básico de Vida;

ENQUADRAMENTO

A metodologia 8D é uma abordagem estruturada para resolução de problemas em equipa. Desenvolvida pela Ford Motor Company nos anos de 1980, de sucesso comprovado, é actualmente uma das metodologias mais utilizadas pelos departamentos de Qualidade e Melhoria Contínua em todo o mundo. Usa 8 Disciplinas ou Etapas críticas para estabelecer acções correctivas eficazes, através da determinação da causa raiz do problema.

OBJECTIVOS GERAIS

Dotar os participantes dos conhecimentos e práticas adoptadas na Metodologia 8D, por forma a abordar problemas de forma sistemática e estruturada para a sua resolução.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Participar activamente nos estudos de identificação e resolução de problemas, a partir da metodologia estruturada 8D.
Tratar problemas de forma estruturada, eficiente e eficaz.
Aplicar as principais ferramentas ou técnicas básicas da qualidade para a identificação e resolução de problemas.
Aplicar a metodologia 8D como resposta a solicitações/requisitos específicos dos Clientes (tendencialmente obrigatória no sector automóvel) e/ou como abordagem para o tratamento de não conformidades internas, complexas, crónicas e/ou recorrentes.

PROGRAMA

A. A metodologia 8D - as 8 Disciplinas e as ferramentas complementares para cada etapa:

1. Formar a equipa;
2. Descrever o problema (Método IS / IS NOT);
3. Definir e implementar acção(ões) de contenção temporária(s);
4. Determinar a(s) causa(s) raiz [Diagrama de Pareto, 5W, 5W2H, Análise Estatística, Análise de regressão, Fluxograma, Diagrama de Afinidade, Diagrama de Ishikawa, ANOVA, Teste de Hipóteses, Auditoria, Sessão de Brainstorming, DOE, Estudos R&R, FMEA, Diagrama em Árvore];
5. Definir e implementar acção(ões) correctiva(s) permanente(s) [Plano de Acções, Gráfico de Gantt, Gráfico PERT];
6. Confirmar as acção(ões) correctiva(s) [Gráfico PERT, Gráfico de Gantt, Plano de Acções, FMEA, QFD, PPAP, Método IS/IS NOT, Estudo de Capacidade de Processo, SPC, DFM/DFA];
7. Definir e implementar acção(ões) preventivas(s) [SPC, Estudo de Capacidade do Processo, Planos de Controlo, FMEA, QFD, Histograma, Estudos R&R, Gestão de Risco, Mapeamento de Processos];
8. Revisão e aprovação pela Equipa.

B. Documentação de suporte à metodologia 8D - como preencher, com aplicação a caso prático.

DESTINATÁRIOS

Diretores e quadros intermédios de gestão, produção, manutenção, qualidade e áreas de engenharia, que necessitem de
conhecimento básico de uma ferramenta que permite optimizar a abordagem à resolução de problemas.

FORMADOR
Gabriela Faria

Especialista em Gestão e Garantia da Qualidade, no desenvolvimento, implementação, melhoria e auditoria de Sistemas de Gestão (ISO 9001 e ISO/IEC 17025) e na aplicação de Ferramentas da Qualidade, para resolução de problemas e melhoria de processos. Foi de Directora de Laboratório de Análises Ambientais, durante mais de 10 anos, acumulando a função de Gestora da Qualidade, durante 8 anos (ISO 9001 e ISO/IEC 17025). Foi Gestora da Qualidade (ISO 9001) em Laboratório de Patologia Clínica durante 6 anos. Desenvolve a actividade profissional como formadora, consultora e auditora, com foco na Gestão da Qualidade e na optimização de processos e práticas, em empresas dos sectores Automóvel, Plásticos, Fundição, Fabricação de Produtos Metálicos, Têxtil, Fabricação de Produtos Químicos, Comércio, Manutenção e Reparação de Máquinas e Serviços. Licenciada em Engenharia Química pela FEUP (1995), possui Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade pelo IEP-FEUP (2005) e Especialização em Controlo de Qualidade pela FFUP (2012). Detém a certificação como Quality Management Systems Lead Auditor pelo CQI | IRCA (2010|2018).

DATA E HORÁRIO

29 de Outubro de 2019 • 09h00 - 13h00 | 14h00 - 18h00

Inscrições AQUI

Aumentar as vendas é um dos fatores decisivos para fazer crescer a sua empresa.

As constantes mudanças no mercado exigem uma adaptação rápida, nem sempre fácil de atingir.

Mas, existem técnicas que facilitam este processo. Só que, muitos comerciais, com quem tenho contactado, ainda não as conhecem.

O recurso a estas ferramentas ajuda a impulsionar as vendas para além dos objetivos estabelecidos.

Alterações efetuadas no Código de Trabalho
 
A Assembleia da República aprovou durante o mês de julho o Decreto n.º 329/XII e a Proposta de Lei n.º 136/XII, que implicarão importantes e significativas alterações em matéria laboral:

Objetivos Gerais

Compreender o modelo de programa de auditorias a sistemas de gestão segundo as linhas de orientação da ISO 19011:2018

O desafio da Melhoria da Produtividade!

A ABIMOTA em parceria com o ISCAC/Coimbra Business School irá realizar uma ação de “Gestão Logística”, com o objetivo de transmitir conhecimentos práticos sobre áreas que aumentem a produtividade das empresas.

As datas são 14, 21 e 28 de Setembro e 12, 19 de Outubro no total de 5 sábados que perfazem 35 horas, a decorrer aos sábados de manhã – 9h30 – 13h00 e das 14h00 ás 17h30, nas instalações da ABIMOTA.

Privilegia-se uma formação prática, alicerçada numa sólida formação académica e profissional com 3 formadores que integram o corpo de docentes da Coimbra Business School.

Destinatários: Chefias Intermédias                       

Custo de Inscrição:   Associados – 300,00 €
    Não Associados – 360,00 €


Para consulta do Programa: AQUI

Ficha Inscrição:  AQUI

E-mail de contacto para mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A ABIMOTA lançou a quarta edição da eMAGAZINE. Queremos, todos os meses, fazer-lhe chegar noticias relevantes para as empresas, dar a conhecer melhor os serviços realizados na ABIMOTA, no seu Laboratório de Ensaios e muito mais.

A ABIMOTA vai realizar a Formação de: Segurança na Operação de Pontes Rolantes.

Objetivos Gerais:

No final da ação os formandos deverão estar aptos a realizar Manobras com Pontes Rolantes com os devidos parâmetros de segurança.

Conhece as implicações das designadas taxonomias na organização da contabilidade, bem como das novas regras associadas ao envio do SAF-T da contabilidade, nomeadamente a sua vertente prática?

A ABIMOTA através do seu Departamento de Contabilidade e Fiscalidade de “Jorge Silva, Neto, Ribeiro & Pinho SROC, Lda, vai realizar uma sessão de esclarecimento sobre o tema “SAF-T da Contabilidade e Taxonomias – Aspetos Páticos”

A ABIMOTA lançou a segunda edição da eMAGAZINE. Queremos, todos os meses, fazer-lhe chegar noticias relevantes para as empresas, dar a conhecer melhor os serviços realizados na ABIMOTA, no seu Laboratório de Ensaios e muito mais.

Consegue imaginar como é chegar à empresa e ter toda a sua equipa motivada?
E consegue imaginar onde isso o pode levar? 💭

A ABIMOTA iniciou uma nova fase de comunicação. Queremos, todos os meses, fazer-lhe chegar noticias relevantes para as empresas, dar a conhecer melhor os serviços realizados na ABIMOTA e no seu Laboratório de Ensaios e muito mais.

ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, vem por este meio informar que se encontra a receber propostas no âmbito do procedimento de contratação pública, nos termos da alínea a) do n.º 1 do art.º 20.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) para a aquisição de Serviços de Consultoria no âmbito da candidatura efetuada e aprovada ao aviso 04/SIAC/2017 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Internacionalização) financiado por Portugal 2020, com a designação de Portugal Bike Value II - n.º 37656, anexando-se para o efeito o respetivo caderno de encargos - procedimento de contratação nº 37656-5.

Ler Mais

ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, vem por este meio informar que se encontra a receber propostas no âmbito do procedimento de contratação pública, nos termos da alínea a) do n.º 1 do art.º 20.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) para a aquisição de Serviços de Consultoria no âmbito da candidatura efetuada e aprovada ao aviso 04/SIAC/2017 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Internacionalização) financiado por Portugal 2020, com a designação de Portugal Bike Value II - n.º 37656, anexando-se para o efeito o respetivo caderno de encargos - procedimento de contratação nº 37656-4.

Ler Mais

ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, vem por este meio informar que se encontra a receber propostas no âmbito do procedimento de contratação pública, nos termos da alínea a) do n.º 1 do art.º 20.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) para a aquisição de Serviços de Consultoria no âmbito da candidatura efetuada e aprovada ao aviso 04/SIAC/2017 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Internacionalização) financiado por Portugal 2020, com a designação de Portugal Bike Value II - n.º 37656, anexando-se para o efeito o respetivo caderno de encargos - procedimento de contratação nº 37656-3.

Ler Mais

ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, vem por este meio informar que se encontra a receber propostas no âmbito do procedimento de contratação pública, nos termos da alínea a) do n.º 1 do art.º 20.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) para a aquisição de Serviços de Consultoria no âmbito da candidatura efetuada e aprovada ao aviso 04/SIAC/2017 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Internacionalização) financiado por Portugal 2020, com a designação de Portugal Bike Value II - n.º 37656, anexando-se para o efeito o respetivo caderno de encargos - procedimento de contratação nº 37656-2.

Ler Mais

ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, vem por este meio informar que se encontra a receber propostas no âmbito do procedimento de contratação pública, nos termos da alínea a) do n.º 1 do art.º 20.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) para a aquisição de Serviços de Consultoria no âmbito da candidatura efetuada e aprovada ao aviso 04/SIAC/2017 – Sistema de Apoio a Ações Coletivas (Internacionalização) financiado por Portugal 2020, com a designação de Portugal Bike Value II - n.º 37656, anexando-se para o efeito o respetivo caderno de encargos - procedimento de contratação nº 37656-1.

Ler Mais

ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, vem por este meio informar que se encontra a receber propostas no âmbito do procedimento de contratação pública,  nos termos da alínea a) do n.º 1 do art.º 20.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) para a aquisição de Serviços de Deslocação/Alojamento para presenças em Feiras de 2018 a 2020 no âmbito da candidatura efetuada e aprovada ao aviso 28/SI/2017 – SISTEMA DE INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME (Projetos Conjuntos - Internacionalização) financiado por Portugal 2020, com a designação de Portugal Bike Value Empresarial II - n.º 38097, anexando-se para o efeito o respetivo caderno de encargos - procedimento de contratação nº 38097-5

Ler Mais

ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, vem por este meio informar que se encontra a receber propostas no âmbito do procedimento de contratação pública,  nos termos da alínea a) do n.º 1 do art.º 20.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) para a aquisição de Serviços especializados de Promoção do Projeto para  Publicações nos media de 2018 a 2020 no âmbito da candidatura efetuada e aprovada ao aviso 28/SI/2017 – SISTEMA DE INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME (Projetos Conjuntos - Internacionalização) financiado por Portugal 2020, com a designação de Portugal Bike Value Empresarial II - n.º 38097, anexando-se para o efeito o respetivo caderno de encargos - procedimento de contratação nº 38097-4

Ler Mais

ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, vem por este meio informar que se encontra a receber propostas no âmbito do procedimento de contratação pública,  nos termos da alínea a) do n.º 1 do art.º 20.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) para a aquisição de Serviços especializados para a Promoção do Projeto, para as Sessões de Divulgação e para os custos de Funcionamento em feiras e exposições no âmbito da candidatura efetuada e aprovada ao aviso 28/SI/2017 – SISTEMA DE INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME (Projetos Conjuntos - Internacionalização) financiado por Portugal 2020, com a designação de Portugal Bike Value Empresarial II - n.º 38097, anexando-se para o efeito o respetivo caderno de encargos - procedimento de contratação nº 38097-3

Ler Mais

ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, vem por este meio informar que se encontra a receber propostas no âmbito do procedimento de contratação pública,  nos termos da alínea a) do n.º 1 do art.º 20.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) para a aquisição de Serviços de Consultoria no âmbito da candidatura efetuada e aprovada ao aviso 28/SI/2017 – SISTEMA DE INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME (Projetos Conjuntos - Internacionalização) financiado por Portugal 2020, com a designação de Portugal Bike Value Empresarial II - n.º 38097, anexando-se para o efeito o respetivo caderno de encargos - procedimento de contratação nº 38097-2

Ler Mais

ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, vem por este meio informar que se encontra a receber propostas no âmbito do procedimento de contratação pública,  nos termos da alínea a) do n.º 1 do art.º 20.º do Código dos Contratos Públicos (CCP) para a aquisição de Serviços de Consultoria no âmbito da candidatura efetuada e aprovada ao aviso 28/SI/2017 – SISTEMA DE INCENTIVOS À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME (Projetos Conjuntos - Internacionalização) financiado por Portugal 2020, com a designação de Portugal Bike Value Empresarial II - n.º 38097, anexando-se para o efeito o respetivo caderno de encargos - procedimento de contratação nº 38097-1

Ler Mais

Holanda de 1 a 3 DE MARÇO 2019

Com o objetivo de proporcionar às empresas uma visita de prospeção à feira “BIKE MOTION BENELUX",  no âmbito do projeto “Portugal Bike Value II empresarial” financiado ao abrigo do Portugal 2020,  a ABIMOTA está a organizar esta missão que se realiza de 1 a 3 de Março de 2019, com as empresas associadas que tenham interesse em participar.

A ABIMOTA está a organizar esta missão que se realiza de 27 a 30 de Março de 2019, com as empresas associadas que tenham interesse em participar.

Realiza-se no dia 29 de novembro, nas instalações da ABIMOTA, uma sessão informativa subordinada ao tema: “Soluções e benefícios da tecnologia Blockchain para as PME portuguesas”.

Os incentivos VEC visam apoiar as empresas na transição sustentada de paradigma económico - de um sistema linear de produção e consumo, para um sistema circular.

Os incentivos VEC visam apoiar as empresas na transição sustentada de paradigma económico - de um sistema linear de produção e consumo, para um sistema circular.

Os incentivos VEC visam apoiar as empresas na transição sustentada de paradigma económico - de um sistema linear de produção e consumo, para um sistema circular.

A ABIMOTA em parceria com o IEFP vão organizar uma sessão de divulgação sobre os “Apoios à Contratação de Pessoas com Incapacidade e Deficiência”, dia 7 de novembro, vindo assim, convidar V. Exa.  a participar esta sessão, com o seguinte programa:

Datas: 13, 20 e 27 de novembro e 4 e 11 de Dezembro de 2018
Horário: Das 18h30 às 21h30
Local: Instalações da ABIMOTA

Estamos quase no fim do ano, existe a preocupação por parte das empresas no que diz respeito ao Inventário.


Sistema de Inventário Permanente: o que deve saber? Obrigações e Dispensa?

A  ABIMOTA vai estar presente no Festival Bike Santarém, a decorrer de 07 a 9  de Setembro de 2018 no Centro Nacional de Exposições – Santarém, o nosso Stand vai estar localizado no Hall de entrada do CNEMA.

Equipa da ABIMOTA está em Bloomington, USA, em representação de Portugal na comissão técnica responsável pelo desenvolvimento da norma ISO para bicicletas eléctricas.

A ABIMOTA – Associação Nacional da Indústria de Duas Rodas, Ferragens, Mobiliário e Afins, e 12 empresas do setor das duas rodas, estiveram pelo segundo ano consecutivo na Feira “ EUROBIKE 2018 “ em Friedrichshafen - Alemanha que decorreu de 8 a 10 de Julho de 2018.

O 39.º Grande Prémio ABIMOTA / Altice está quase a postos para ir para a estrada, para uma edição que pela primeira vez vai marcar presença em Lisboa.

No âmbito do projeto SIAC nº 14 990 – PORTUGAL BIKE VALUE, a ABIMOTA vai organizar a respetiva Sessão Pública de Apresentação de Resultados.

Grace Ruan, CEO do poderoso grupo de comunicação Wheel Giant Inc (Taiwan) esteve em Portugal em Outubro, com o propósito de visitar algumas Empresas do setor das duas rodas e conhecer o “estado da arte” do setor.

A ABIMOTA, promotora do projeto conjunto “Portugal Bike Value Empresarial”, vai participar no evento “London Bike Show“, a decorrer de 16 a 19 de Fevereiro de 2017, através da presença das Empresas suas associadas Avantisbike (Oliveira do Bairro), Esmaltina (Anadia), Órbita (Águeda) e Bikeemotion (Aveiro).

Em 2017, a ABIMOTA prosseguirá a sua estratégia de promoção do setor das duas rodas, em Portugal e no estrangeiro.
Ontem, no PORTUGAL EM DIRETO, na rádio e na TV públicas, em formatos distintos e em colaboração com duas Empresas associadas da ABIMOTA.

A ABIMOTA, em representação do Instituto Português da Qualidade (IPQ), está em Osaka (Japão), entre 16 e 19 de Janeiro.Trata-se da reunião do Grupo de Trabalho 15, do Comité Técnico 149 da INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION (ISO).