O Presente Projeto com a designação Portugal Bike Value Empresarial II, tem como promotor a ABIMOTA, Associação Empresarial que apoio o setor da Mobilidade suave em Portugal, que aqui apresenta um projeto conjunto de internacionalização concertado com 10 PME´s que dele fazem parte.

Identificação e Enquadramento do projeto

Designação do Projeto : Portugal Bike Value Empresarial II - PROJETOS CONJUNTOS - Internacionalização
Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
Objetivo Temático: OT 3 - Reforçar a competitividade das Pequenas e médias empresas
Prioridade de Investimento: PI 3.2 - O desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização
Tipologia de Intervenção: TI 52 - Internacionalização das PME
N.º Projeto: 038097
Fundo: FEDER
Localização do projeto: Região Centro

Montantes Envolvidos

Investimento Total: 970.134,46 euros
Investimento Elegível Empresas: 803.899,66 euros
Investimento Elegível Promotor: 141.864,64 euros
Incentivo total não Reembolsável: 522.534,77 Euros
Data de Início do projeto: 2018-03-20
Data de Fim do projeto: 2020-03-19

Síntese do projeto:

O Presente Projeto com a designação Portugal Bike Value Empresarial II, tem como promotor a ABIMOTA, Associação Empresarial que apoio o setor da Mobilidade suave em Portugal, que aqui apresenta um projeto conjunto de internacionalização concertado com 10 PME´s que dele fazem parte.
A ABIMOTA tem vindo a implementar uma estratégia integrada de promoção internacional, utilizando para tal a marca Portugal Bike Value, que está registada internacionalmente, de modo a aumentar a notoriedade do "destino" Portugal enquanto player do setor.
O Conjunto de Empresas abrangidas no projeto representam um Volume de Negocios anual de 72 649 242,18€, em que 48 748 140,65€ são referentes a exportações Os mercados a atingir, estão concentrados na Europa, Alemanha, Espanha e Escandinávia mas em todos estes eventos além do mercado europeu, também está pensada uma estratégia de abordagem ao mercado global. Nesse sentido e tendo em conta a necessidade de estabelecer contatos com novos mercados estão programadas missões de prospeção `S China e Taiwan, por serem os locais que mais agregam players dos diversos mercados extra Europa.

 

Descrição e objetivos do Projeto;

O projeto pretende dotar as empresas de instrumentos de suporte ao investimento que
promovam a sua presença nos mercados internacionais em particular no europeu, o seu espaço de ação mais natural.
O objetivo final das diferentes iniciativas da ABIMOTA é o de tornar Portugal num centro de produção de bicicletas, e seus componentes na Europa. O " Portugal Bike Value" pretende aproveitar a capacidade nacional e a tendência de crescimento da procura do setor de bicicletas europeu através pela flexibilidade da cadeia de fornecimentos e pela sua velocidade de resposta ao mercado.
Existe, assim, uma oportunidade concreta que a iniciativa Portugal Bike Value 2 pretende conquistar no reforço do Setor da Mobilidade Suave quer pelo aumento da produção das empresas existentes quer pela criação de novas unidades produtivas, continuando a promover internacionalmente o Portugal como um pais com vantagens competitivas sobre os seus principais concorrentes(Roménia, Hungria, Holanda, Taiwan e China).

O Plano de ação está organizado em torno dos seguintes eixos de desenvolvimento:
1. Conhecer Melhor os Mercados Missões de Prospeção
2. Contacto direto com os Mercados Participação em feiras
3. Diferenciação e Identidade Marketing e Comercial Promoção da Notoriedade

Ações de Promoção e Divulgação e Receção de Missões Inversas fazem também parte dos  principais objetivos subjacentes a este projeto.